fbpx

O objetivo desse artigo é responder uma pergunta muito recorrente de nossos clientes: Como saber se meus anúncios estão aparecendo no Google?

Se você utilizava o procedimento de acessar o Google e pesquisar o termo que deseja que seu anuncio apareça, saiba que isso pode prejudicar, no longo prazo, seu resultado.

O motivo é simples: se você pesquisar e clicar no seu anuncio estará gastando sua verba diária. Por outro lado, se você pesquisar e não clicar no anuncio você está informando ao algoritmo (inteligência artificial do google) que não gostou do anúncio. Nesse caso vai gerar mais exibições do anúncio e menos cliques, resultando em redução na taxa de cliques (CTR) que é uma das métricas para manter seu anúncios entre os 4 primeiros lugares da primeira página.

Mesmo que você esteja em utilizando um navegador em janela anônima o google sabe que o mesmo IP (endereço que identifica seu computador) está fazendo mais de uma busca. É por isso que o Google Ads em sua plataforma técnica disponibiliza a “Ferramenta de Diagnóstico e Visualização de Anúncios” para testar se o anuncio é exibido ou não.


Ferramenta de Diagnóstico e Visualização de Anúncios

Essa ferramenta simula uma pesquisa no Google e assim você consegue visualizar (por cidade, idioma e dispositivo) se seus anúncios estão sendo exibidos. A vantagem é que, toda vez que o anuncio é exibido, não serão contabilizadas como “impressão de anúncio” não prejudicando, assim, a sua campanha.

Ferramenta de Diagnóstico e Visualização de Anúncios

Vale destacar no entanto que as vezes mesmo que seu anuncio esteja sendo exibidos ele ainda pode ser mostrando como não exibido na ferramenta. Para evitar isso é recomendado mudar para a opção celular, tablet ou computador.

Outra vantagem dessa ferramenta é que você pode estar viajando a trabalho em Manaus e testar se seu anuncio está sendo exibido no Rio de janeiro, bastando, para isso, colocar a cidade desejada.

Para usar a ferramenta é simples:

  1. Crie uma conta no Google Ads – https://ads.google.com/;
  2. Vá em Ferramentas – Planejamento;
  3. Clique em “Diagnóstico e Visualização de Anúncios”;
  4. Coloque o Local, Idioma, Dispositivo (computador, celular ou tablet).
  5. Insira o termo de pesquisa e clicar no botão da lupa.
Como saber se meus anúncios estão aparecendo no Google?

Meu anúncio não está sendo exibido no Google Ads

Se aparecer a informação que seu anúncio não está sendo exibido, mude para tablet e tente novamente se ainda assim não aparecer clique na opção preview e se nenhum anúncio for mostrado pode ser um erro na ferramenta, infelizmente isso acontece.

Nesse caso, se estiver na cidade onde o anuncio deve ser exibido, só então vale a pena acessar seu navegador preferido no modo de navegação anonima, private ou privada e refazer a pesquisa. Mas lembre-se faça apenas uma pesquisa por dispositivo e se quiser fazer outra recomendo utilizar outro aparelho ou sua smart tv, preferencialmente com outra rede de dados ou wi-fi.

Se quiser uma solução mais avançada existem navegadores como o “Avast Secure Browser” que são ideais para esse teste.

Se ainda assim seu anuncio não aparece ele realmente pode não estar sendo exibido. Nesse caso pode ser um problema de má gestão da sua campanha (índice de qualidade ruim, CPC baixo para o mercado, anuncio reprovado, falta de verba, etc) Isso deve ser avaliado minuciosamente pelos consultor de marketing ou agência responsável pela campanha.