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Chamamos de Marketing para Escolas qualquer ação que vise aumentar o posicionamento da marca ou gerar captação de novos alunos, ou seja, aumentar o número de matriculas de uma instituição de ensino.

Nossa Consultoria de Marketing para Escolas é composta de 4 reuniões com o time de Marketing de sua instituição onde é oferecido um planejamento completo das ações de marketing diárias a serem tomadas para maior visibilidade no Google e Facebook.

consultoria de marketing para escola

O objetivo é gerar aumento de matrículas através do ambiente online reduzindo assim investimentos em mídias tradicionais que possuem custo mais elevado ou pouco retorno.

Nas principais capitais do Brasil, nos anos 2000 principalmente,  as escolas destinavam suas verbas para TV, Outdoor, Busdoor, Rádio, Jornais, Revistas, Jornais de Bairro e até panfletagem.

Isso perdurou até 2012 quando o Facebook se popularizou no Brasil e as escolas então moveram parte de seus esforços para se posicionar nas mídias sociais, mas ainda sem sucesso.


Marketing para Escolas x Matrículas

De 2015 até os dias de hoje com o crescimento das chamadas ferramentas de marketing monitoradas e outros métodos de Marketing Escolar Digital os gestores de Colégios Particulares em todo o Brasil perceberam que existem métodos mais eficazes e com custo mensal infinitamente menor do que investir em mídias tradicionais ou mesmo Redes Sociais.

Marketing Educacional Brasil

Antes de construir a estratégia de Marketing Escolar precisamos entender se o público a ser atingido (target) são os pais dos potenciais alunos ou os próprios alunos. Em alguns casos percebemos que os dois precisam ser impactados pela publicidade online.

Mas como isso é possível? 
Vamos entender o sistema de Marketing para Escolas na prática.


Funil de Vendas para Aumentar Matrículas nas Escolas

  1. PESQUISA NO GOOGLE – Se um dos pais pesquisam no Google  a seguinte expressão: “melhor colégio no bairro Xé preciso ler nas entrelinhas….
    Essa pesquisa demonstra a intenção de matricular o filho em uma escola desse bairro X e ao incluir o adjetivo “melhor” mostra que não estão preocupado, necessariamente, com o preço da mensalidade e sim com o resultado pedagógico que a instituição pode oferecer.
  2. ANÚNCIO NO GOOOGLE – Após a pesquisa aparecerão 4 ou mais opções de escola e por isso a qualidade do anúncio é fundamental para informar que sua instituição oferece exatamente o que eles procuram.
  3. SITE COM CONTEÚDO E RESPONSIVO – Após impactar esse pai com um anúncio ideal, ele precisa ter acesso ao site da escola facilmente, seja qual for o dispositivo, (Computador, Tablet, Smartphone, SmartTV, etc). Outro fator importante é que todos os diferenciais da sua escola, bem como sua experiência devem estar bem claros no site.
  4. CANAIS DE CONTATO – O telefone da escola, formulário de contato, canal de chat, whatsapp e redes sociais devem ser de fácil para estimular o primeiro contato.
  5. LEADS – Os leads (potenciais clientes captados por essa ação) devem ser direcionados para a equipe de vendas da escola, sendo que uma cópia da mensagem deve ser direcionada ao setor de Marketing e uma outra cópia remetida à diretoria, que deve monitorar e cobrar do setor de vendas o status desse potencial cliente.

Em síntese, esse é um dos funis de vendas que podem ser usados, mas para obter efeito desejado, precisam ser rigorosamente monitorados para que, no longo prazo, seja possível obter o melhor resultado em fechamento de matriculas com menor custo possível.


Marketing para Escolas no Ambiente Digital

Em nossos projetos de Marketing Educacional (Marketing para Escolas, Cursos e Faculdades) trabalhamos com quatro pilares:

  1. Consultoria de Marketing – 4 reuniões (de 3 horas cada) com treinamento especifico para a equipe de Marketing da Instituição de Ensino. Com isso ela estará apta a entender todos os processos de Marketing no Google (Google Ads, Google Maps e SEO).
    Além disso você conhecerá um pouco mais sobre o Google for Education, que pode agregar ainda mais valor a sua escola.
  2. Gestão de SEO – Ajustes no site atual da escola,  indicando alterações que precisam ser feitas para ter uma melhor visibilidade nos buscadores e principalmente no Google. O Google  é o responsável no Brasil por 92% das  buscas efetuadas diariamente por potenciais clientes de escolas.
  3. Criação de Conteúdo (Content Marketing) – Redação de artigos e novas páginas que, ao serem criadas e divulgadas nos canais corretos, vão gerar mais visitantes ao site da escola.
  4. Gestão de Google Ads – Criação e Gestão de Links Patrocinados no Google com estratégias especificas para que as escolas sejam encontradas na 1ª página do Google quando potencias clientes (pais e alunos) buscarem por expressões como: “Melhor Colégio do RJ”, “Escola no Bairro X”, “Escola de Ensino Médio”, entre outras.
  5. Gestão de Facebook Ads – Criação e Gestão de Links Patrocinados no Facebook com segmentação por bairro, gênero, idade, estado civil e interesses.

Enfim, se sua instituição de ensino recebe poucos contatos através do ambiente online ou simplesmente precisa se preparar desde já para aumentar a captação de novos aluno e as matrículas para o próximo ano letivo, entre em contato para agendarmos uma reunião (presencial ou online) e conversarmos sobre seu projeto.