Chamamos de Marketing Educacional qualquer ação que vise aumentar o posicionamento da marca, oferecer um sistema de atendimento ao cliente (SAC) ou, o que é mais comum, gerar captação de novos alunos ou seja aumentar o numero de matriculas.

Marketing Educacional e Mais Alunos

Como esse último tópico (aumento de matrículas) é o mais procurado, vou esclarecer, nesse texto, quais as formas corretas de aumentar visitas aos sites de instituições de ensino no Brasil.

Entenda-se por instituição de ensino (IE): Creches, Escolas (do Maternal ao Vestibular), Cursos e Faculdades.

Nas principais capitais do Brasil, nos anos 2000 principalmente,  as escolas destinavam suas verbas para TV, Outdoor, Busdoor, Rádio, Jornais, Revistas, Jornais de Bairro e até panfletagem. Isso perdurou até 2012 quando o Facebook se popularizou no Brasil e as escolas então moveram parte de seus esforços para se posicionar nas mídias sociais.

De 2015 até os dias de hoje com o crescimento das chamadas ferramentas de marketing monitoradas e outros métodos de Marketing Escolar Digital os gestores de Colégios Particulares em todo o Brasil perceberam que existem métodos mais eficazes e com custo mensal infinitamente menor do que investir em mídias tradicionais ou mesmo Redes Sociais.

Marketing Educacional Brasil

 

Marketing Educacional x Matrículas

Antes de construir a estratégia de Marketing Escolar precisamos entender se o público a ser atingido (target) são os pais dos potenciais alunos ou os próprios alunos. Em alguns casos percebemos que os dois precisam ser impactados pela publicidade online.

Marketing Educacional e Matrículas

Marketing Escolar Digital é muito mais do que aumentar o número de matrículas de uma Faculdade, Curso, Colégio ou Creche. É encontrar o publico certo para sua escola.

Mas como isso é possivel? Vamos entender isso na prática:

Se um pai pesquisa no Google  a seguinte expressão: “melhor colégio bairro X” é preciso ler nas entrelinhas….

Ele demostra, através dessa pesquisa que tem a intenção de matricular seu filho em escolas desse bairro e não está preocupado, necessariamente, com o preço dessa instituição.

O visitante então precisa ter acesso ao site da escola facilmente e o mesmo deve funcionar em PCs, Tablets e Celulares. Todas os diferenciais da escola e sua experiência devem estar bem claros no site.

O telefone da escola e o formulário de contato deve ser de fácil acesso.

Emails relativos a novas matriculas devem ser direcionados para a equipe de vendas da escola (atendimento), para os responsáveis em apresentar a escola (monitores) e uma cópia também deve ser direcionada à diretoria, que deve cobrar se o atendimento a esse potencial cliente foi feito.

 

Marketing Digital para Escolas

Em nossos projetos de Marketing Educacional (Marketing para Escolas, Cursos e Faculdades) trabalhamos com quatro pilares:

marketing escolar seo ads maps-content

  1. Consultoria de Marketing – 4 reuniões (de 3 horas cada) com treinamento especifico para a equipe de Marketing da Instituição de Ensino. Com isso ela estará apta a entender todos os processos de Marketing no Google (Adwords, Maps e SEO).
  2. Gestão de SEO – Ajustes no site atual da escola,  indicando alterações que precisam ser feitas para ter uma melhor visibilidade nos buscadores e principalmente no Google. O Google  é o responsável no Brasil por 92% das  buscas efetuadas diariamente por potenciais clientes de escolas.
  3. Conteúdo (Content Marketing) – Redação de artigos e novas páginas que, ao serem criadas e divulgadas nos canais corretos, vão gerar mais visitantes ao site da escola.
  4. Gestão de Google Adwords – Criação e Gestão de Links Patrocinados no Google Adwords com estratégias especificas para que as escolas sejam encontradas na 1ª página do Google quando potencias clientes (pais e alunos) buscarem por expressões como: “Melhor Colégio do RJ”, “Escola no Bairro X”, “Escola de Ensino Médio”, entre outras.

 

Sua escola recebe poucos contatos de potenciais clientes?

Precisa de mais matrículas para o próximo ano letivo?

 Entre em contato para conversarmos sobre seu projeto. 

EP Marketing Digital – (21) 3507-4205