Marketing Imobiliário DigitalMarketing Imobiliário Digital nada mais é do que o “bom e velho” Marketing,  voltado para o ambiente digital e, principalmente, na 1ª Página do Google que é onde estão os principais clientes em potenciais.

Como atuo desde 2011, ajudando empresas de serviços a conseguirem destaque na Internet, percebi que pequenas e médias imobiliárias ainda não se utilizam das vantagens que a internet proporciona para destacar serviços de Venda, Aluguel e Legalização de Imóveis no Brasil.

Caso ainda não tenha um site, antes de qualquer coisa é fundamental que escolha um domínio  – o nome do seu site – e escolha também um serviço de hospedagem confiável.

Hoje em dia é muito mais FÁCIL cuidar da hospedagem dos seus sites. Existem serviços de hospedagem com muita qualidade e com um custo baixíssimo.

 

Como funciona o Marketing Imobiliário

Veja um exemplo na cidade do Rio de Janeiro:

publicidade para imobiliáriaUm cliente em potencial –  buscando imóvel usado – que pesquisa no Google: “imóveis na Tijuca” encontra apenas nas primeiras posições (parte superior a esquerda) as seguintes Empresas: Brasil Brokers, Zap e Viva Real. (os demais vendem apenas lançamentos)

Consultando a Telelistas no RJ encontrei 35 imobiliárias cadastradas na região da Tijuca e somente 1 (uma) possui  estratégias de Marketing para divulgar serviços imobiliários no Google.

A primeira atitude que todas as empresas devem pensar é estar presente no Google e para isso é preciso fazer um investimento que, dependendo da região, pode ser a partir de R$1.200,00 .

Esse valor, deve ser pago a um consultor de marketing ou agencia para colocar sua imobiliária na parte superior do Google, quando pesquisarem no Google por “imóveis em CCC” ou “Imobiliária em CCC” (CCC = sua cidade)

 

Dicas de Marketing Imobiliário

Criei essas 8 Dicas de Marketing Imobiliário que tem como objetivo levar mais conhecimento aos corretores e imobiliárias, que ainda não tiveram chance de estudar, de forma mais profunda, a Internet como plataforma de negócios. Confira:

 

PESQUISA

1-passo-criar-siteProcure saber em quais sites seus clientes em potencial estão navegando e apareça por lá.

Por exemplo, quem busca comprar um apartamento de 3 quartos pode estar aumentando a família com a vinda de mais um bebê. Anúncios que captem esse público podem causar uma empatia imediata.

 

CONCORRÊNCIA

2º Passo para Criar um SiteVerifique como as imobiliárias concorrentes se posicionam na Internet. Eles podem estar cometendo erros e deixando brechas que podem ser exploradas por você para captar um público qualificado.

Veja se a estratégia que seus concorrentes utiliza vale a pena para seu negócio. Mas não copie… Faça melhor!

 

E-MAIL

3º Passo para Criar um SiteDependendo do tamanho de sua região de atendimento, crie uma lista de e-mails qualificados com os contatos naturais que sua imobiliária já capta pelo site. Envie para sua lista de contatos um conteúdo quinzenal, por e-mail, que seja relevante, mas que trate de outros assuntos que tenham correlação com imóveis, tais como: Decoração, Reparos Domésticos, Higienização de Ambientes, Jardinagem, etc..

Dessa forma sua marca ou seu nome serão sempre lembrados e quando seu cliente em potencial (ou um de seus amigos e parentes)  estiverem REALMENTE no momento de compra ou venda de um imóvel ele lembrará de você (corretor) ou de sua imobiliária.

 

FACEBOOK 

4º Passo para Criar um SiteNão é necessário ter uma FanPage (Página Oficial da Empresa no Facebook), a não ser que você garanta que vai responder a todos e que vai produzir conteúdo pelo menos 3 vezes  por semana. Se não pode alimentar esse canal é melhor não ter

Se você vai manter relacionamento por esse canal lembre-se: Envie 5 conteúdos úteis para cada 1 propaganda de imóvel;

 

 

GOOGLE PLUS

5º Passo para Criar um SiteMarque presença na Rede Social do Google (Google Plus). Ela pode até não ter um grande crescimento mas pessoas que utilizam celular ANDROID com conta no GMail já são automaticamente cadastradas nessa Rede.

Além disso é possível criar a página oficial de sua Empresa e incentivar clientes, satisfeitos com seus serviços, a fazerem comentários positivos que serão vistos por outras pessoas aumentando assim a credibilidade de sua marca.

 

GOOGLE PLACES 

6º Passo para Criar um SiteJá percebeu que quando pesquisa por empresas em uma determinada região do Brasil aparece um mapa na parte superior direita do Google? Esse recurso chama-se Google meu Negócio e é desejável que seu escritório apareça ali.

Clientes em potencial no RJ (utilizando celular ou tablet), que fizerem no Google a busca “imobiliaria rj”, verão nesse mapa uma listagem de empresas que estejam mais próximas de sua residência.

Isso é possível desde que sua imobiliária siga diretrizes de qualidade e publicidade estipuladas pelo Google.

Se quer cadastrar sua empresa no Mapa do Google o faça de forma profissional seguindo estratégias de marketing e obedecendo as diretrizes de publicidade do Google. Saiba Mais 

 

LINKS PATROCINADOS

7º Passo para Criar um SiteEsse é o principal erro das imobiliárias. Não investir fortemente em Links Patrocinados e principalmente em Anúncios no Google.

Um imóvel de um cliente pode ficar destacado acima dos anúncios do ZAP e de outros portais imobiliários. Existem diversas formas de conseguir destaque  e aumentar consideravelmente  os contatos de clientes, se houver a utilização certa de técnicas de Marketing para Imobiliárias integradas com Links Patrocinados.

 

ANÚNCIOS NO FACEBOOK 

8º Passo para Criar um SiteO Site de sua Assessoria Imobiliária pode atingir um público segmentado por bairro se tiver anúncios profissionais na maior Rede social do Mundo. A grande vantagem em relação a outras mídias é o poder de segmentação que o Facebook oferece.

Sabia que é possível através do Facebook, captar por exemplo, homens de 30 a 40 anos  que estejam noivos e que curtiram um bairro especifico  e fazer um anúncio persuasivo voltado especificamente para eles?

 

Portais e o Marketing Imobiliário

Destacar Imóveis na InternetO que falamos até agora é como destacar seu imóvel na Internet e principalmente no Google, mas talvez você esteja pensando: -Mas eu já apareço no ZAP, Viva real, ImovelWEB, OLX…

Ocorre que essas empresas e portais imobiliários, onde seus imóveis são cadastrados, colocam seus imóveis junto com outros  e, dependendo da concorrência, seu imóvel vai aparecer na 3ª ou 4ª página onde a grande maioria já desistiu de pesquisar.

O comportamento padrão de um prospect, que vê vários imóveis simultaneamente é apenas buscar o melhor custo x beneficio logo nas primeiras páginas desses portais. Lembre-se que essa pessoa pode estar fazendo essa pesquisa em seu trabalho,  no horário do almoço e por isso não tem muito tempo para ver todas as páginas.

Quando você tem uma estratégia para cada região e/ou para cada imóvel você consegue gerar valor para o bairro e para o imóvel e impactar melhor pessoas que precisam do seu serviço, além de ter maiores chances de capturar o e-mail dela para manter um relacionamento independente do fechamento.

O comportamento de um prospect impactado por um projeto de Marketing Digital é ter uma percepção maior de VALOR do imóvel e da Imobiliária, muitas vezes independente do seu preço final. Em resumo esse cliente está no seu território e você tem mais controle sobre ele (já que ele está focado somente nas suas ofertas de imóveis e em seus serviços imobiliários).

 

Mais estratégias de Marketing Imobiliário?

Marketing para Corretor de ImóveisEssas são apenas 8 estratégias de publicidade que funcionam tanto para o corretor de imóveis que trabalha de forma independente quanto para imobiliárias e administradoras de imóveis.

Existem muitas outras (cerca de 18 estratégias de publicidade online), como por exemplo, o compartilhamento em canais específicos de slides, vídeos e áudios com material informativo sobre o segmento.

Essas estratégias de marketing imobiliário, quando integradas de forma profissional, geram maior visibilidade para seus imóveis e serviços imobiliários.

É claro que você já sabe que não existe milagre em se tratando de serviços de compra e venda de imóveis.

Mas o que talvez você não saiba é que essas 8 estratégias de publicidade imobiliária, que citei acima, são desconhecidas para mais de 80% de seus concorrentes. Por isso aproveitar esse caminho pode ser o diferencial que falta para sua empresa crescer em 2017 e nos próximos anos.

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